terça-feira, 21 de junho de 2016

POR QUE JOGADORES DE FUTEBOL ERRAM O CHUTE?

Um estudo revelou que jogadores de futebol chutam a bola mais alto e mais forte quando ela é rolada em direção a eles quando usam a forma mais comum de chutar.

"Se você não ajustar o seu chute e chutar o mais forte possível com a bola parada, é quase certeza que a bola vai passar acima do gol," disse o professor da Aarhus University na Dinamarca, Thoma Bull Anderson.



O SEGREDO É A VELOCIDADE

No estudo, jogadores tiveram que chutar uma bola rolada a 8 km/h e depois uma que estava parada.

Se o jogador chutava a bola rolada da mesma forma como chutava a que estava parada, a bola pegava mais velocidade e era certo da bola passar acima do gol.

"Em principio você adiciona a velocidade da bola com a do chute, a menos que ela esteja vindo por de trás do jogador,  e no caso as duas velocidades seriam subtraidas uma da outra," Disse Anderson.

Isso explica porque a bola pega mais velocidade quando rolada, mas não explica o por quê se erram mais chutes.

A velocidade da superfície da bola é o determinante. A bola sempre roda para baixo, e quando bate no seu pé, a velocidade da bola vai diminuir por uma força que vai para cima."

Isso pode se comparar quando se rola uma bola de encontro a parede. Quando a bola bate na parede ela faz um movimento pequeno para cima.

Nós podemos achar que os jogadores aprendem isso depois de errarem muitas tentativas de chute rolados. Provavelmente eles sabem como devem chutar, mas como seres humanos, quando sob pressão, tendemos a fazer "o que normalmente fazemos."

"Se estamos sob uma situação de pressão, nós sempre vamos escolher uma solução familiar. É por isso que os jogadores chutam a bola rolada como se ela estivesse parada," afirma Anderson.

Anderson compara essa atitude com jogadores de handball, que sabem perfeitamente que precisam variar os chutes com a mão para manter o goleiro adivinhando. Mas quando os jogadores estão sob pressão, é mais fácil para o goleiro prever como eles iram jogar ao gol.

E COMO A BOLA ROLADA DEVE SER CHUTADA?

Aqui esta o truque:

Agora que sabemos o porque da bola subir acima do gol, nós vamos querer evitar que isso ocorra.

A receita é bem simples: quando a bola está se aproximando, você precisa chutar ela com um pouco menos de força que você costuma chutar. É também uma vantagem chutar a bola um pouco cedo, no ponto conhecido como 'swing phase'.
Isso não significa que você deve ter pressa para chutar:

"Você precisa chutar com um pouco mais de cuidado usando sua velocidade máxima e força. Deixe a bola rolar um pouco mais até você antes de chutar. Dessa forma você acaba acertando ela a um ponto mais cedo do swing phase."

Quanto mais velocidade a bola rolada carrega, menos poder de chute ela exige.

De acordo com o pesquisador, não faz diferença chutar com a parte de dentro ou de fora do pé. Os jogadores nesse estudo usaram apenas a parte de dentro do pé, então se você quiser ter certeza desse estudo, faça com a parte de dentro do pé.

MAS E QUANDO A BOLA VEM DE TRÁS?

Quando a bola vem por de trás do jogador, a regra é oposta:

"Aqui a bola carrega menos velocidade, mas não vai para cima, então você precisa chutar a bola a um ponto tardio da swing phase."

A velocidade de aprocimação é subtraida com a do seu chute.


Referência: 
http://sciencenordic.com/why-soccer-players-overshoot-goal

Nenhum comentário:

Postar um comentário